TRATAMENTOS

INJEÇÕES EPIDURAIS e FORAMINAIS

Infiltração epidural é um método comum para tratar inflamações associadas à dor lombar e dor na perna, causadas pela inflamação do nervo ciático ou hérnia de disco.

Esteróides (“cortisona”) são injetados no espaço epidural, pois possuem propriedade anti-inflamatória muito potente que pode diminuir a dor.
Existem três maneiras mais comuns de infiltrar corticoide no espaço epidural e todos os três métodos envolvem a colocação de uma agulha fina no local correto através da ajuda do Raio X, após aplicação de anestésico local.

O procedimento é realizado com uma sedação leve, embora alguns pacientes o tolerem com apenas anestesia local.
A agulha é colocada perto do nervo no local aonde ele deixa a coluna, chamado de raiz. A medicação então se propaga por todo o trajeto da raiz no espaço epidural. Este método proporciona a injeção mais concentrada de corticoide na região afetada (em geral um único segmento e de um único lado). A melhora da dor e função do bloqueio foraminal também tem valor diagnóstico para identificar a origem da dor.

Em geral as infiltrações fornecem melhora da dor e da função que dura alguns meses ou mais. Se os resultados forem satisfatórios, as infiltrações podem ser repetidas periodicamente, associadas a outros tratamentos, como medicação, fisioterapia, entre outros, na tentativa de maximizar os seus efeitos.

Tire suas dúvidas